segunda-feira, 26 de março de 2012

20 dias e contando!!!

Semana passada tive uma ideia do que será Maratona de Paris... A recuperação dos 30KM que fiz foi dura, pois o tornozelo e canela direitos sentiram o desgaste - muito gelo, anti-inflamatório, reforço muscular e salompas. O meu sistema cádio-respiratório não sentiu, ou seja, tenho gás para chegar sem problemas, tanto é que os BPM ficaram em 144 durante todo o treino, até caindo um pouquinho. E a recuperação foi foi, caiu para 89 em menos de 1 minuto.
O xis da questão é o desgaste muscular que já tem um histórico ruim.
Para compensar, diminui os treinos durante a semana: folguei dois dias e em um fiz spinning. Substitui um treino na pista por um misto de areia e grama. Ontem fiz 21KM em 2:09:00. Um leve desconforto surgiu no início que sumiu depois de 3KM/4KM. Novamente terminei sem dificuldades e titubiei em continuar devido ao meu bem estar, mas raciocinei e parei nos 21KM. O retorno disso é que hoje não sinto quase nada no tornozelo e canela. Vou manter essa rotina decrescente de volume de treino, já que estou à 20 dias no evento e não vale forçar. A superação vai ficar realmente para o dia 15/04.
Ontem, por coincidência, teve a prova "Circuito Athenas" e acabei indo na pipoca com o pessoal!!! Valeu à pena, pois senti o clima da prova e levantou o astral e me colocou na vibração que vou sentir dentro em breve...rs
Bom, é isso aí!
Bons treinos!!!

2 comentários:

  1. Olá Daniel,
    vou para a maratona com a minha mãe, ela vai completar sua primeira maratona e está passando por tudo isso que você está passando.
    Essa dores são normais, afinal, seu corpo está num volume de treino que não está acostumado, mas é claro que é sempre bom ter um bom médico para te acompanhar caso a dor evolua.
    Na verdade sou suspeita para falar, gosto das dores, mas as musculares, elas me fazem lembrar que estou fazendo um esforço que não é normal e que não é para qualquer pessoa também. Afinal, se fosse fácil todo mundo faria sem treinos não é mesmo rs. No pain no gain. Mas no caso de tornozelos, joelhos, tendões, é sempre bom ficar atento, meu joelho costuma dar trabalho.

    Bom mas o que eu quero dizer mesmo é que se você chegou até aqui você ja está preparadissimo. Agora é descansar, relaxar e curtir cada km. Minha primeira maratona foi a melhor de todas, emoção sem igual, só queria chegar, correr o tempo inteiro, sem tempo determinado para não frustar minhas expectativas, e foi isso que aconteceu.

    Sucesso!!! Treinado você já está!

    ResponderExcluir
  2. Oi Katryny! Obrigado por ler o blog e participar!
    Realmente os treinos para a maratona são sacrificantes... Já estou desacelerando pois aqui no Rio o calor está desgastando muito e não vale à pena. E receber o feedback de quem já correu essa distância é muito importante!
    Eu vou correr com a minha tia de 60 anos!!! Isso que me amarro na corrida, as superações, o desafio e o sentimento de bem estar depois de tudo! Enfim, boa sorte para você e sua mãe e que dê tudo certo!!!
    Bons treinos e saúde!
    Obrigado.

    ResponderExcluir