segunda-feira, 12 de março de 2012

A expectativa dos longos!!!

Pois é, antes de iniciar os treinos para a minha primeira Maratona, a minha primeira atitude era olhar o mapa de uma prova. Seguia os Kms um por uma até o fim. Voltava ao início e comparava com as distâncias que já tinha feito - 5Km / 10Km  e concluía: nunca vou completar uma prova dessas!
Hoje, o panorama já é diferente! Com uma meia maratona no bolso e vários treinos acima dos 23Km (um de 26Km) já olho para o mapa da Maratona de Paris com uma nova perspectiva: qual vai ser o meu pace nos últimos Kms...rs Já não me inibe a distândia de 42kms! É impressionante como o nosso corpo é uma máquina e se adapta às novas condições.
Digo isso pois só havia corrido distâncias de 12km/14Km/16Km e fechei uma meia maratona no bagaço! Não havia me preparado como agora.
Mas uma coisa é certa e não pode faltar para quem decide correr uma maratona: força de vontade. Isso não pode faltar de forma alguma! São treinos duros. Já tinha ouvido isso, mas só agora concordo e sei a dimensão disto... Outros dizem que os treinos são mais difíceis do que a própria prova, tenho quase 80% de certeza disto.
Os treinos para essa maratona foram feitos 90% no verão carioca e sob temperaturas desérticas (acima de 35*C). Estão sendo muito duros e ainda faltam mais 4 longos.
Porém, um fato interessante, é que a corrida vem naturalmente. Os Kms desenvolvem-se de maneira natural. Já penso e avalio cada Km. Aumento ou diminuo o pace de acordo com a situação e cumpro minhas metas com certa tranquiliade mental. O físico sofre um pouco, mas faz parte.
Hoje, inicio um longo com certa temeridade ou anciedade. Ao término, já fica a expectativa para o próximo. É uma sensação maravilhosa! Não tem preço!
Domingo passado fechei 26Km em 2:47:00 e neste domingo 23Km em 2:20:00. A expectativa é de que eu feche no próximo domingo os "temíveis" 30Km! Já não vejo a hora!!! E torço que o céu esteja nublado...
Bons treinos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário